sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Centenário da Igreja Santa Paula em Mata Verde

100 Anos

Um século de História e Conquista!
IGREJA SANTA PAULA

É 100 anos de histórias e devoções a Santa Paula. Foi um trabalho perfeito e simples da família Paula. Um amor tomado pela a morte do filho para gerar uma grandiosidade desta. Não me refiro à estrutura arquitetônica da igreja, mas a grandiosidade do tempo que manteve ainda tão perfeita.
Os primeiros moradores desta comunidade, já foi um dia escravos dos engenhos de açúcar de São Miguel, e diante de uma grande oportunidade eles fugiram entre as margens do Rio São Miguel. Chegando a um lugar cheio de pedras, águas cristalinas, e uma imensidão de matas verdes.
Francisco Paulo e Maria Paulina tiveram um filho que nasceu morto. Diante de grande tristeza, construíram uma igrejinha para sepultar o corpo da criança. Os pais de Francisco trouxeram uma imagem pequena de Santa Paula e São Francisco para colocar na igrejinha como sinal de proteção para os filhos que ainda viriam no futuro, ou seja, pra não houver mais mortes de crianças na região.
O tempo passou e a quantidade de devotos de Santa Paula estava aumentando. Resolveram levantar outra igreja de taipa perto de sua casa, mas com a grade dificuldade climática, as chuvas caiam no lajedo formando um córrego que danificava a capelinha. Não desistindo da construção, resolveram construir de tijolos e pedras enormes que eles mesmos fabricavam durante o sábado que era o dia em que todas as famílias paravam de trabalhar no campo para a construção da igreja. As mulheres também ajudaram na construção carregando potes de águas na cabeça, enquanto seus esposos e filhos batiam o barro no saco sem cimento.
         Quando tudo parecia estar pronto, eles não conseguiram construir a torre da igreja. E com o grande conhecimento que eles tinham da cidade de Marechal, eles resolveram contratar um pedreiro dessa cidade para terminar a obra que encerrou em (12 de Fevereiro de 1912) com a celebração da santa missa de inauguração.

PARABÉNS PELOS SEUS 100 ANOS

Oração de Santa Paula



 Ó Senhora Santa Paula, cuja proteção é tão grande, tão forte, tão imediata diante do trono de Deus, coloco em vossas mãos todos os meus interesses e desejos. Auxilie-me com a vossa poderosa intercessão as bênçãos espirituais, por intermédio de Jesus Cristo, nosso Senhor, para que, tendo-me comprometido neste dia especial, eu possa oferecer minhas graças e homenagens a mais carinhosa e amável das mães. Oh Santa Paula, como ouviste as narrativas de São Jerônimo sobre o amor de Cristo na cruz, e que por este mesmo amor tu deixaste todas as riquezas e comodismo do mundo, eu me comprometo da mesma forma de não ser escravo do comodismo e dos bens matérias. Eu creio que podeis acudir os meus votos, livrando-me das penas que me entristecem e das amarguras de que sofre a minha alma. Tenho, além disso, confiança em que nada deixareis de fazer em favor do aflito que vos implora socorro. Ó Senhora Santa Paula, sois a minha única consolação dada por Deus, tende piedade de minhas súplicas e de minhas lagrimas, cobri-me com vossa misericordiosa proteção. Assim seja.
Mais informações da história do Povoado de Mata Verde, clique em Aspecto histórico do povoado, e lá encontrará outras informações.