segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

FESTAS RELIGIOSAS

                  Diversas manifestações religiosas são comemoradas neste povoado, merecendo destaque a festa da padroeira Santa Paula, que anualmente é festejado no mês de Fevereiro que foi o mês que a igreja foi terminada a construção, mas sem data fixa. Nesta festa concentram-se parques de diversões, barracas de bijuteria, bancas de variados jogos infantis, apresentação de banda de pífanos que são os próprios moradores de Mata Verde que animam, novenário e 4 dias de missas festivas celebrados pelo pároco padre Cícero Cavalcante , animado leilão de animais de pequeno e grande porte e objetos que são doados pelos adeptos, como também uma grande participação da população durante as 4 noites de festas encerrando com a procissão conduzindo a imagem da padroeira pelas principais ruas do povoado.



             Esse evento tem inicio, com a abertura do esteamento da bandeira da padroeira entre as famílias que percorre em procissão com bandas de pífano e pipocos ecoantes de foguetes. Na celebração final da festa é entregue a bandeira para outra família que durante um ano ficará com ela em plena responsabilidade para o próximo ano entregar para família seguinte.

            Outra comemoração bem lembrada é a chegada de Nossa Senhora de Fátima trazidos pelos missionários de Maceió no mês de setembro, que conta com uma grande quantidade de devotos na celebração da missa campal. Esta festa termina depois de longas noites de vigília ao Santíssimo sacramento.



            Comemora-se também no dia 12 de Dezembro, no sitio Poço Comprido a festa de Santa Luzia que concentra a população dos povoados e sítios vizinhos para festejar este grande evento. São 2 dias de festas com o encerramento da novena e leilão, e finalizando com a celebração da Santa Missa.

            Todos os anos no dia 1° de Maio, festejam o dia especial dedicados a Maria mãe de Jesus, que no percorre do mês os devotos rezam e cantam belos e antigos cânticos religiosos. No derradeiro dia do mês a comunidade se reúne na igreja para contemplarem a bela coroação de Nossa Senhora de Fátima que encerra com a procissão luminosa nas principais ruas.

           São lembradas também as comemorações da quaresma, onde os devotos saem em via-sacra na Sexta-feira santa para o sitio Poço Comprido.

           Na igreja Santa Paula participa ativamente os grupos de orações católicas: Legião de Maria, Vicentinos, Grupo do Espírito Santo RCC, Homens do terço, Quatequese, 60 famílias que recebem o oratório de Nossa Senhora de Fátima e Mãe Rinha.



A IGREJA DE SANTA PAULA

               A igreja Santa Paula, levou 20 anos para ser construída. Os primeiros passos da construção da igreja, foi pela família Paula, que teve início quando eles fizeram a capelinha para enterrar o primeiro filho de Francisco e Paula, eles viram que a quantidade de devotos de Santa Paula estava aumentando, resolveram levantar outra igreja de taipa perto de sua casa, mas com a grade dificuldade climática, as chuvas caiam no lajedo formando um córrego que danificava a capelinha. Não desistindo da construção, resolveram construir de tijolos e pedras enormes que eles mesmo fabricavam durante o sábado que era o dia em que todas as famílias paravam de trabalhar no campo para a construção da igreja. As mulheres também ajudaram na construção carregando potes de águas na cabeça, enquanto seus esposos e filhos batiam o barro no saco sem cimento.


             Quando tudo parecia estar pronto, eles não conseguiram construir a torre da igreja. E com o grande conhecimento que eles tinham da cidade de Marechal, eles resolveram contratar um pedreiro dessa cidade para terminar a obra que encerrou em (12 de Fevereiro de 1912) com a celebração da santa missa de inauguração.

             No ano de 2009, foi dado o inicio da reforma da igreja Santa Paula, que contou com ajuda da população e da prefeitura de Maribondo doando os tijolos, cimentos, telhados e pequenas quantias de dinheiro para a reforma que terminou no ano 2010, com a celebração da santa missa com Dom Valero, bispo da diocese de Penedo e o pároco local.

POPULAÇÃO DE MATA VERDE

                 Segundo os agentes de saúde ( PSF), no ano 2010 a população de Mata Verde chega a 1.700 habitantes, sendo o povoado mais populoso do estado. Devido os problemas na falta de melhorias no mercado de trabalho, o Êxado rural é muito grande, (1% da população migram) para outras cidades onde as maiores partes são os estados de São Paulo e Maceió.


               O crescimento vegetativo chega a 3%, e a expectativa de vida para as mulheres é de 90 anos, e para os homens é de 76 anos, isto porque há um desgaste físico e social.

               A comunidade de Mata Verde, possui em média 362 famílias. Nas suas localidades concentra-se 01 Chafariz, Luz elétrica, 02 Grupos Escolares, Mini posto de saúde, Linha telefônico, Posto dos correios, PETI, ruas poucos pavimentadas, 01 Padaria, Bares e alguns outros pequenos estabelecimentos comerciais, tendo também varias pedreiras que obsorvem a maior mão de obra local.

SÃO USADAS AS SEGUINTES FERRAMENTAS PARA FORMAR UM PARALELEPÍPEDO:


SÃO USADAS AS SEGUINTES FERRAMENTAS PARA FORMAR UM PARALELEPÍPEDO:

• Martelo de 1kg

• Marreta de 3 e 5 kg

• Machado feito da marreta de 5 kg de mola.

• Ponteiro F4 mil.

• Pixote de parafuso de carreta ou de mola aço sextavado.

Escopo feito de mola e semi-eixo de 1 a 2 m.



COMO EXTRAIR A PEDRA?

1. Fura a pedra (que eles chamam de fura fogo) dependendo do tamanho da pedra.

Exemplo: uma pedra de um metro e meio, fura 1 m de profundidade.

2. Depois que a pedra é esburacada coloca a pólvora ou o colorante e detona a pedra.

3. Depois de detonado a pedra, pega o martelo, ponteiro e o pixote dando corte por cima da pedra formando buraquinhos para colocar as caixas de pixotes.

4. Com a marreta de 5 kg, bate em cima das cabeças dos pixotes formando as pilastras de pedras.

5. Por cima das pilastras bate com o machado na corrida certa abrindo ela formando as folhas de pedras.

6. Com o escopo e o martelo de 1kg, a mar

ECONOMIA


             Um trabalhador de pedras, pode chegar de (500 a 600 pedras por dia), isto por semana atinge de (1.000 a 2.000 pedras). Se um deles tirar um milheiro de pedras, sua renda será de (150.00) reais. Um metro de meio fio é vendido por 2.00 reais, segundo alguns trabalhadores eles chegam a tirar de 100 a 200m.

Todas essas pedras são exportadas para outras cidades e estados do Brasil em caçambas de mais de 5 toneladas que carrega de (2.000a 2.000 pedras).





RIQUEZAS NATURAIS

             Mata Verde, possuem uma vasta área coberta por rochas, a qual proporciona aos moradores mais uma opção de trabalho. Este Povoado, são os maiores produtores de paralelepípedo do estado de Alagoas, com 21 pedreiras ativas.


              Os rios e os lagos, são outras fontes de riquezas tanto na produção de peixes como na pesca na qual atrai vários turistas de outras localidades para refrescasse nas cachoeiras do Poço Comprido e nas bicas do sitio pacas. Tanto são as belezas verdes das matas que cobrem as cerras, como os brancos das pedras que enfeitam a imensidão dos verdes das matas. Por encontra-se em regiões em declividade as cerras são bastante acentuadas, possuindo terrenos não recomendáveis para a exploração.

               O número médio de grandes e pequenos produtores que possuem as suas unidades produtivas localizadas no povoado (município de Maribondo) em média são 40 produtores, ou seja 50% desses são arrendatário e trabalham em móveis localizados no município de Tanque D`arca em áreas não pertencentes à comunidade de Mata Verde; e os demais exploram pequenas áreas com a cultura do feijão, inhame, milho e batata doce.

             Outros fatores que merece destaque são a produção de bananas e mangas, que a maior parte é cultivado no sitio Poço comprido. Entre os meses de Dezembro e janeiro a exportação de mangas para outras cidades é de grande importância para a comunidade de Mata Verde.



O CLIMA

O clima é quente e seca no verão, temperatura é úmido no inverno, sofre influência no período de chuvas que se prolonga de abril a agosto. A temperatura varia entre a máxima (que se prolonga de abril) de 35° e a mínima de 18°, sendo os dias quentes e as noites frias, com temperatura bastante agradável.

ASPECTO GEOGRÁFICO DE MATA VERDE

Mata Verde, situa-se na micro região da zona da mata Alagoana a uma distância de 120Km da capital do estado (Maceió), tendo como limites: ao Norte Mar Vermelho; ao Sul Maribondo e ao Oeste Tanque D`arca, tendo como ponto de referência o Rio São Miguel que recebe em suas nascentes o nome de Rio do Poço Comprido, que é a divisão do município de Maribondo, entre Tanque D`arca e Mar Vermelho.




ASPCTO HISTÓRICO DA MATA VERDE

                 O Povoado de Mata Verde tem uma fonte histórica “dramática” com o final feliz. Segundo os moradores mais antigos desta localidade, falam que os primeiros fundadores eram José Paulo da Costa, Maria Paula e seus filhos Francisco Paulo e Antônia, que era descendente de escravos da cidade de São Miguel.


                Com a grande chegada dos descendentes da família real na cidade de São Miguel, todos os escravos preparam uma grande festa de comemoração. Foi o único dia em que os trabalhadores do engenho de açúcar tiveram folga. José Paulo e sua família aproveitaram a grande curiosidade da população e fugiram do engenho entre as margens do Rio São Miguel. Na medida que iam caminhando eles cobriam os rastos com folhas para os caçadores de escravos não perceber pra qual direção eles estavam indo, chegando há um lugar, bem distante da cidade eles o perceberam que o rio além de ser fundo era comprido sem haver chances de atravessar para o outro lado, na qual foi batizado pelo nome de: POÇO COMPRIDO.



pedra do Poço Comprido
               Com o passar do tempo José Paulo e Maria Paula tiveram dez filhos, dentre eles são lembrados apenas os dois filhos mais velhos citados anteriormente : Francisco e Antônia.

                Francisco Paulo mandou seu filho mais velho procurar um lugar para ele poder construir a sua casa, ele avistou um lugar cheio de pedras, águas cristalinas, árvores enormes e muitas matas verdes de dar medo pela grande quantidade de matas e animais, foi através da imensidão de matas verdes que surgiu o nome: MATA VERDE . Chegando em casa disse para seu pai que tinha encontrado um lugar maravilhoso para construir a sua casinha de taipa no pé da pedra. (Hoje vocês podem ver que a primeira casa que foi construída na Mata Verde, pertence à família Lima, que concentra no pé da pedra junto com a igreja Santa Paula).


Esta é a casa onde os primeiros moradores do Povoado de Mata Verde construiram (Família Paula).
                Seus outros irmãos resolveram voltar pra cidade de São Miguel em busca de alimentos e outras coisa, mas eles não tinham noção de que os escravos já estavam livres e que a vida de escravo tinha dado o ponto final. Nessa viagem eles reencontraram os seus familiares, e vieram moram na Mata Verde trazendo comidas, sementes e cana de açúcar. Chegando lá foi a maior alegria das famílias mais uma vez.

                Por volta de 1839, Francisco Paulo casou-se com sua prima Maria Paula. No ano de 1845 tiveram seu primeiro filho que nasceu morto. Foi uma grande tristeza que fizeram uma homenagem ao filho construído uma igrejinha para colocar o corpo da criança. O pai de Francisco trouxe uma pequena imagem de Santa Paula e São Francisco pra colocar na igrejinha como sinal de proteção para o filho, acreditando eles que os nomes dos santos eram iguais a dos pais, ou seja o filho estava amparado.

               No ano de 1847, Francisco e Paula tiveram outro filho chamado Vicente, que desta vez nasceu muito bem de saúde. Foi nesta mesma época que seus irmãos e sobrinhos pediram para construir uma casinha de taipa perto onde ele moravam. Então Mata verde torna-se um sítio de famílias simples e humildes, com uma boa plantação de algodão, feijão de corda e mamona. No dia da colheita eles levavam os sacos de algodão para a cidade de Marechal nos burros de cargas trocando a colheita por mercadorias: sal, querosene, lã, foice, enxadas e bacalhau.

               Em 1860, começava o circulo do algodão na Mata Verde, isto porque a produção de algodão era muito grande, até chegar a ponto de comprarem uma maquina avapor para a produção de lã. Segundo alguns moradores, eles lembram dessas maquinas que foi trazida pela ferrovia de Marechal até Viçosa; e o restante da viagem foi trazido de carroça de boi. Veja só, antes a produção era trocado por mercadorias, depois que surgiu as maquinas avapor, a produção era vendidas por dinheiro na cidade de Viçosa, Quebrangulo, Pindoba e outras comunidades vizinhas.

              Mata verde não era mais um sítio, pela grande quantidade de moradores querendo fazer seu plantio, e pela qualidade das terras e quantidade de moedas que as famílias lucravam nas vendas de lã. Foi o início da grande feira do sábado entre os povos de Marechal, Viçosa, Quebrangulo, e Pindoba em Mata Verde. As localidades mais próximas do povoado são: Poço comprido, Urumbeba, Serra da mão direita, Maracujá, Pacas, e Lajedo que também foram pioneiras na produção de algodão.



             Hoje o Povoado de Mata verde, tem alguns vestígios históricos deixados pelos primeiros moradores da localidade: A Capelinha de Santa Paula, que eles construíram para o seu primeiro filho, que no entanto eles estão também enterrados e a pequena imagem de Santa Paula que foi restaurada no ano de 2009, e a imagem de São Francisco que hoje se encontra na igreja maior do povoado; e a primeira casa onde Francisco fez no pé da pedra pra morar. E não esquecendo das velhas tradições das culturas religiosas.