terça-feira, 26 de junho de 2012

Os melhores momentos da festa Junina no Povoado de Mata Verde 2012


MATA VERDE
 É
SÓ FORRÓ

Foram três dias de apresentações das quadrilhas juninas em Mata Verde.  Noites de anarriê e anavantu fizeram do palhoção centro de diversidades e culturas, uma verdadeira aula de história, coreografia com pisadas fortes, diversidades dos ritmos e passos (xaxado, baião, xote e muito arrasta-pé) misturando o original com o novo. Diante disso a comunidade de Mata Verde prestigiou as melhores quadrilhas do estado de Alagoas. Foram apresentadas sete categorias na qual as quadrilhas eram obrigadas a apresenta-las:
ANIMAÇÃO, VESTUÁRIO, COREOGRAFIA, REPERTÓRIO MUSICAL, HARMONIA E TEMPO.

Comissão julgadora:

ANIMAÇÃO (ANDRESA)

VESTUÁRIO (MARCOS)

COREOGRAFIA (GIVANILDA)

REPERTÓRIO (TAINA)

HARMONIA (GUSTAVO)

TEMPO (RENATO)
VEJA OS GANHADORES DO III FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS NO ARRAIÁ NORDESTINO EM MATA VERDE 2012




1° LUGAR




Quadrilha Dona Dadá
Tema:


Cangaceiro de oficio, cangaço por opção, presente e passado dançam juntos em união. Ela podia dizer não?

A proposta desse tema é debatê-lo e encantar o mundo quadrilheiros com esse movimento social que aconteceu entre os séculos, XVIII e XIX no sertão Nordestino, de forma real/factícia contada a parti do olhar lúdico e poético da cangaceira que dá nome a esse grupo junino.
Dadá num primeiro momento apresenta (sobre o que ouviu falar) as primeiras fases e os principais nomes do cangaço do séc. XVIII, de cabeleira a Antonio Corisco. E como é uma história onde a licença poética é usada pra enriquecer nosso trabalho, o(s) casamento(s) se passa(m) em juazeiro do Norte e é realizado por Padre Cícero Romão, (que também será homenageado) com o intuito de mostrar característica marcante desse movimento as quais algumas foram citadas acima, mas principalmente exaltar o amor que a tudo resiste quando verdadeiro.


Essa história e contada e cantada através de um repertório bem original, mesclado e bem pesquisado adequado ao tema e ao mesmo tempo genuinamente junino. Passando por Zé Ramalho, Amelinha Luiz Gonzaga e outros...

Abrimos nosso repertorio musical chamando a atenção de todos, `a participação das mulheres guerreiras Paraíba masculina no cangaço em especial nossa estrela maior: Dadá. O xaxado instrumental anuncia a chegada dos bandoleiros, heróis pra uns, vilões para outros, representado pela ave imponente e inclemente o Carcará.

 A quadrilha segue cantando a desigualdade social e o coronelismo, e ainda destaca a três canções originais do cangaço interpretado pelo cangaceiro Volta seca. Mostrando serem verdadeiros cavalos do cão o bando bota os “macacos” pra correr, e a comemoração é feita através de um lindo xaxado de Luiz Gonzaga. Num segundo momento outra canção do mestre Lua (O andarilho) traz ao salão os cangaceiros ( como nômades) que caem do céu como um milagre... Aqui mas uma vez usa-se a licença poética, pois para as quadrilhas juninas o cangaço é imortal. E será que o cangaço acabou mesmo depois da morte de lampião e Corisco.
O figurino que mistura o rústico do couro com os aviamentos contemporâneo remete exatamente a ostentação que os cangaceiros tinham pelo ouro, ou seja, pelo brilho que é uma das maiores características das atuais quadrilhas estilizadas. E é também uma ligação com a frase do tema: presente e passado junto dançam em união.


Parabéns a todos os componentes e organizadores da quadrilha Dona Dadá

2° LUGAR
Quadrilha Lengo Tengo
Tema:
A luz que ilumina o São João





3° LUGAR
Quadrilha Fala Mansa
Tema:

Da imaginação à tradição a fala mansa faz o São João




Abordamos um pouco do são João tradicional com o anarriê e anavantu, grande roda e desfile de damas e cavalheiros, trazendo de volta o casal de príncipes que é o casal de rosa e lilás.
Usamos nossa imaginação, fazendo um São João inovador, ou seja, um São João que fala mansa imaginou. Usamos o mastro que era símbolo das tradições das cidadezinhas, as barracas de comidas e brincadeiras como a barraca do beijo e da dança ao redor da fogueira.
No fim das nossas apresentações homenagearemos o grande Rei do Baião, com a música que marcou sua carreia “ ASA BRANCA” o hino do São João do Nordeste.



4° LUGAR
Quadrilha Asa Branca Mirim 


Tema:
Do preto e Branco ao colorido balão,
Canta e dança no São João





Somente os melhores em destaque:
Melhor orador

Da quadrilha Dona Dadá
Melhor Casal

Da quadrilha Lengo tengo





Um comentário:

Anônimo disse...

parabens quem organizou o sao joao da mata verde mas so tem uma coisinha pq a decoraçao do palhocao tava toda em vermelho e amarelo concerteza ja era uma propaganda politica por isso q mata verde nunca tem jeito sempre tem q ter politica no meio de tudo