segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

FESTAS RELIGIOSAS

                  Diversas manifestações religiosas são comemoradas neste povoado, merecendo destaque a festa da padroeira Santa Paula, que anualmente é festejado no mês de Fevereiro que foi o mês que a igreja foi terminada a construção, mas sem data fixa. Nesta festa concentram-se parques de diversões, barracas de bijuteria, bancas de variados jogos infantis, apresentação de banda de pífanos que são os próprios moradores de Mata Verde que animam, novenário e 4 dias de missas festivas celebrados pelo pároco padre Cícero Cavalcante , animado leilão de animais de pequeno e grande porte e objetos que são doados pelos adeptos, como também uma grande participação da população durante as 4 noites de festas encerrando com a procissão conduzindo a imagem da padroeira pelas principais ruas do povoado.



             Esse evento tem inicio, com a abertura do esteamento da bandeira da padroeira entre as famílias que percorre em procissão com bandas de pífano e pipocos ecoantes de foguetes. Na celebração final da festa é entregue a bandeira para outra família que durante um ano ficará com ela em plena responsabilidade para o próximo ano entregar para família seguinte.

            Outra comemoração bem lembrada é a chegada de Nossa Senhora de Fátima trazidos pelos missionários de Maceió no mês de setembro, que conta com uma grande quantidade de devotos na celebração da missa campal. Esta festa termina depois de longas noites de vigília ao Santíssimo sacramento.



            Comemora-se também no dia 12 de Dezembro, no sitio Poço Comprido a festa de Santa Luzia que concentra a população dos povoados e sítios vizinhos para festejar este grande evento. São 2 dias de festas com o encerramento da novena e leilão, e finalizando com a celebração da Santa Missa.

            Todos os anos no dia 1° de Maio, festejam o dia especial dedicados a Maria mãe de Jesus, que no percorre do mês os devotos rezam e cantam belos e antigos cânticos religiosos. No derradeiro dia do mês a comunidade se reúne na igreja para contemplarem a bela coroação de Nossa Senhora de Fátima que encerra com a procissão luminosa nas principais ruas.

           São lembradas também as comemorações da quaresma, onde os devotos saem em via-sacra na Sexta-feira santa para o sitio Poço Comprido.

           Na igreja Santa Paula participa ativamente os grupos de orações católicas: Legião de Maria, Vicentinos, Grupo do Espírito Santo RCC, Homens do terço, Quatequese, 60 famílias que recebem o oratório de Nossa Senhora de Fátima e Mãe Rinha.



Nenhum comentário: