segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A IGREJA DE SANTA PAULA

               A igreja Santa Paula, levou 20 anos para ser construída. Os primeiros passos da construção da igreja, foi pela família Paula, que teve início quando eles fizeram a capelinha para enterrar o primeiro filho de Francisco e Paula, eles viram que a quantidade de devotos de Santa Paula estava aumentando, resolveram levantar outra igreja de taipa perto de sua casa, mas com a grade dificuldade climática, as chuvas caiam no lajedo formando um córrego que danificava a capelinha. Não desistindo da construção, resolveram construir de tijolos e pedras enormes que eles mesmo fabricavam durante o sábado que era o dia em que todas as famílias paravam de trabalhar no campo para a construção da igreja. As mulheres também ajudaram na construção carregando potes de águas na cabeça, enquanto seus esposos e filhos batiam o barro no saco sem cimento.


             Quando tudo parecia estar pronto, eles não conseguiram construir a torre da igreja. E com o grande conhecimento que eles tinham da cidade de Marechal, eles resolveram contratar um pedreiro dessa cidade para terminar a obra que encerrou em (12 de Fevereiro de 1912) com a celebração da santa missa de inauguração.

             No ano de 2009, foi dado o inicio da reforma da igreja Santa Paula, que contou com ajuda da população e da prefeitura de Maribondo doando os tijolos, cimentos, telhados e pequenas quantias de dinheiro para a reforma que terminou no ano 2010, com a celebração da santa missa com Dom Valero, bispo da diocese de Penedo e o pároco local.

Nenhum comentário: